domingo, 5 de agosto de 2018

Sopas de inverno




As sopas são uma ótima opção para as refeições de inverno, se o seu objetivo é emagrecimento vamos a algumas dicas para não exagerar nas calorias desta deliciosa opção!
Legumes variados, mais coloridos
Carboidrato, escolha um só
Esse é um dos principais erros para quem quer emagrecer, o exagero nos carboidratos! Eles tem muitas calorias e são responsáveis pela nossa energia, mas não devem ser consumidos em excesso, então na hora de fazer a sopa escolha apenas um. Se tiver massa porque colocar batatinha? Se tiver arroz porque colocar massa? Se tiver mandioca porque colocar massa? Se tiver batatinha porque colocar mandioca?? Escolha apenas um carboidrato para não ter erro.
Proteína na sopa vai bem
Dá-lhe vegetais, folhinhas!
Sopa sem óleo
A receita de sopa mais básica de todas é a sopa de legumes. Os ingredientes: legumes, água, tempero. É só picar tudo, deixar ferver, cozinhar, reduzir a água. Faça as suas próprias criações, suas próprias misturas. Use e abuse dos legumes variados, eles devem ser o principal ingrediente da sopa.
Proteína é um dos nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Contribui para acelerar a queima de gordura, trabalhando em prol do metabolismo, traz mais sensação de saciedade e ajuda a retardar a liberação de carboidratos na corrente sanguínea, evitando aqueles picos de açúcar no sangue. E, na sopa, cai muito bem. Que tal um frango desfiado? Carne moída? Carne desfiada? Carne não é a única proteína! Dá até para usar as sobras de carne da geladeira, ou até mesmo um ovo.
Muitas pessoas possuem resistência em usar vegetais na sopa. Mais valor nutritivo e sabor para a sopa. Experimente colocar espinafre picado no meio da sopa! É uma delícia! Ou, então, que tal agrião, rúcula, couve, repolho? E, tem as folhinhas aromáticas! Já tentou adicionar cebolinha, salsa, manjericão? Criatividade na sopinha! Invente as suas sopinhas geniais!
Não precisa de muito óleo para a sopa ficar saborosa. Muito óleo é só mais calorias para a sua sopa. Que tal não usar óleo? A gordura pode ser boa para o organismo, mas você já consegue obter a quantidade diária em outras refeições, outros alimentos. Aprenda a preparar uma sopa saudável, sem óleo.
Temperos e ervas aromáticas é mais sabor!
Nada de caldo de galinha, caldo de legumes industrializado. Os caldos industrializados possuem uma quantidade muito grande de sódio e conservantes. Opte por temperos, ervas aromáticas. Menos sódio, mais saúde. Com o sabor das ervas aromáticas, temperos, não é preciso usar tanto sal. Elas garantem sabor acentuado a qualquer prato. E, assim, a sopa fica muito mais saudável.

Alimentação na melhor idade


Uma alimentação equilibrada é fundamental em qualquer fase da vida, mas o paladar vai mudando com o passar dos anos e é nisto que precisamos focar nossa atenção. Alguns idosos perdem o apetite por “comida de sal”, outros param de gostar de carne/frango. A sensação de sede diminui e o consumo de água fica abaixo do ideal. Constipação intestinal se torna algo “normal”.
 E a dificuldade em preparar a própria refeição ou a perda de paladar leva o idoso a consumir basicamente produtos de padaria (pão doce, bolos, biscoitos) e então a qualidade de vida vai caindo. Quem convive com um idoso precisa adequar a alimentação e aqui vão algumas dicas:        

• Os idosos têm uma redução na força de mastigação, então devemos oferecer alimentos menores e mais macios.          
• As carnes devem ser picadas, desfiadas, moídas ou batidas no liquidificador. • Os legumes e as verduras cruas podem ser ralados.         
• As frutas mais “duras” podem ser cortadas em pedaços pequenos, amassadas, raspadas ou batidas no liquidificador.         
• É importante que a refeição seja de fácil digestão, isto é, alimentos muito bem cozidos e picados em pedaços pequenos.          
• Oferecer de 6 a 8 copos de água ou líquidos (água, chá, leite ou suco de frutas, de preferência, no intervalo das refeições).  
• É fundamental a exposição diária ao sol. 15 minutos por dia, sem protetor solar e expondo o máximo de pele possível.   
• O idoso deve estar sentado confortavelmente para receber a alimentação. Jamais ofereça água ou alimentos quando ele estiver deitado!  
• Deve-se procurar oferecer ao idoso os alimentos de sua preferência.            Fique atento, mesmo que você considere que seu familiar idoso está muito bem, comece a adequar a alimentação. Isto vai melhorar a qualidade de vida. E se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar um nutricionista. Somos o único profissional qualificado para falar sobre alimentação! 

Não consigo fazer dieta




Quantas foram às vezes em que você usou a expressão: “Não consigo fazer dieta”? Todos nós temos um histórico de fracasso em tentar seguir alguma estratégia que soubemos que funcionou para outras pessoas, mas que para nós não passaram de momentos de privação e ansiedade.
O que acontece com muita frequência é você se privar de muitos alimentos que costuma comer de uma só vez, ou a tentativa de seguir um plano alimentar que não foi feito especialmente pra você, que não leva em consideração o seu estilo de vida e seus hábitos alimentares atuais. Essa é a receita para o fracasso.
O objetivo não deve ser o de fazer dieta sonhando com o dia que irá sair dela, mas traçar um plano alimentar que trará mudanças para a vida toda e não apenas por 1 semana ou 1 mês. Para que isso funcione é preciso que as mudanças sejam gradativas e permanentes.
 Experimente trocar o refrigerante de todos os dias pela água com gás, deixe o doce para uma ocasião especial e invista em frutas com mais frequência. Com o passar do tempo esses alimentos muito calóricos e industrializados deixam de fazer sentido na sua vida e você se verá livre deles em definitivo ou eles passarão a serem eventos raros na sua alimentação.
Logicamente nenhuma mudança virá sem um pouco de esforço, mas quando os resultados começam a aparecer – sejam eles estéticos ou de saúde – você perceberá que tudo valeu a pena.

Com tantas boas opções hoje em dia, é possível fazer uso de alimentos mais saudáveis e menos industrializados e manter o prazer de comer. 
Procure um nutricionista. Ele está pronto para te ajudar a desenhar esse caminho de forma sólida e em longo prazo!!