terça-feira, 18 de abril de 2017

Semana Santa





Pessoal a dica dessa semana é aproveitar o peixe, pois eles são ricos em proteína de alta qualidade e em muitas vitaminas e minerais. Tem menor conteúdo de gorduras que as demais carnes e, em particular, pela alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), que dentre eles tem o destaque que é o ômega 3.
Aqui vai uma receita fácil e deliciosa para fazer na sexta-feira santa.

PEIXE IMPERIAL

Descrição: http://img.itdg.com.br/tdg/assets/layout/blank.gifINGREDIENTES

Ø  1 kg de filé de pescada
Ø  1/2 kg de batatas cozidas
Ø  3 tomates sem pele e sem semente cortado em cubos
Ø  1 copo de requeijão cremoso
Ø  1 lata de creme de leite sem soro
Ø  Sal a gosto

MODO DE PREPARO

1.    Em uma forma, coloque as batatas cozidas em rodelas, coloque os filés de peixe, o tomate e o requeijão;
2.    Leve ao forno e deixe por aproximadamente 30 minutos;
3.    Ao final, acrescente o creme de leite e sirva;
4.    Se desejar, salpique um pouco de salsinha bem miúda.



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Rótulo Falso


Devido ainda ao grande número de dúvidas quanto a rotulagem e sua leitura correta, essa semana continuo com o assunto, mas dessa vez vou explicar sobre o rótulo falso, dai você vai me dizer como assim rótulo falso nutri? Calma já vou lhe explicar.
A indústria alimentícia tem normas e leis que devem ser seguidos por todos, mas infelizmente a maioria dos consumidores não está por dentro destas leis, e as indústrias utilizam na rotulagem como marketing ao seu favor, vou exemplificar:
Uma determinada marca lançou um frango e no seu rótulo diz em destaque SEM HORMÔNIOS, dai você pensa: “Nossa que fantástico esse frango não tem hormônios e os demais tem, vou comprar esse que não tem hormônios é melhor, né?” Vai dizer que não é essa impressão que é passada com esse rótulo?
Pois então, vamos ver o que a lei aqui no Brasil diz: Instrução Normativa Nº 17, de 18 de Junho de 2004 do Ministério da Agricultura Pecuária Abastecimento, artigo 1°: “Proibir a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß­agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar”.
Ou seja, é proibida a aplicação de qualquer tipo de substância hormonal na criação de animais, o frango cresce rapidamente devido ao melhoramento genético, que não tem nada a ver com hormônios e todas demais marcas não utilizam hormônios!!!!

A indústria utiliza da falta de informação para fazer marketing ao seu respeito e assim poder vender mais que as demais, então eu volto a enfasar não se esqueça de que devemos ler com muita atenção o rótulo daquele produto lindinho que vemos na prateleira do supermercado, para não comprar, como diz o ditado “gato por lebre”.

sábado, 1 de abril de 2017

Operação Carne Fraca II

   Depois da grande repercussão da última matéria e principalmente pela surpresa da maioria por não saberem o que contém cada alimento que ingerem, resolvi continuar falando sobre o tema e explicar melhor o que contém cada produto.
   Primeiro gostaria de dizer que antes de comprar qualquer produto devemos ler o rótulo e saber o que queremos naquele produto, vou explicar melhor:
   Hoje comprei um suco de garrafinha de uva de uma determinada marca, então fui ler o rótulo do produto, ao lado dizia assim: “10,1% de suco”, bom se eu comprei um suco, acredito que uma das coisas que procurava conter era suco não é mesmo? Mas ai eu pergunto a você, só 10,1% de suco? E os outros 89,9% é o que?
   Vamos à lista de ingredientes, sempre é bom lembrar que os ingredientes vem em ordem de quantidade, ou seja, o primeiro item da lista de ingredientes é o que contém em maior quantidade no produto, o segundo item é o segundo em maior quantidade e assim sucessivamente, então vou exemplificar: no meu suco o primeiro ingrediente era água (até ai tudo bem, é normal um suco conter água), mas dai o segundo ingrediente, o que você acham que era?
   Você deve estar pensado o que eu pensei também, o suco de uva, pois não era, o segundo ingrediente era o açúcar, ai já começou a me assustar, então continuando vem o suco de outro fruta, isso mesmo suco de uma fruta que não é do suco de uva que eu comprei, então se 10,1% era suco e tinha mais de outra fruta do que o de uva, então deve ter uns 4% de suco de uva? Ou será que menos?? Pois lá em quarto lugar vem então o suco de uva ufaa!!
   Sim eu comprei tudo nessa “garrafinha”, menos suco de uva!!  E sem contar os próximos ingredientes da lista que vão desde aroma sintético, espessantes, goma de xantana, antioxidante ácido ascórbico, entre outros que dependendo da marca estão presentes também.
  Então não se esqueça de que devemos ler com muita atenção o rótulo daquele produto lindinho que vemos na prateleira do supermercado, para não comprar, como diz o ditado “gato por lebre”.