quinta-feira, 6 de abril de 2017

Rótulo Falso


Devido ainda ao grande número de dúvidas quanto a rotulagem e sua leitura correta, essa semana continuo com o assunto, mas dessa vez vou explicar sobre o rótulo falso, dai você vai me dizer como assim rótulo falso nutri? Calma já vou lhe explicar.
A indústria alimentícia tem normas e leis que devem ser seguidos por todos, mas infelizmente a maioria dos consumidores não está por dentro destas leis, e as indústrias utilizam na rotulagem como marketing ao seu favor, vou exemplificar:
Uma determinada marca lançou um frango e no seu rótulo diz em destaque SEM HORMÔNIOS, dai você pensa: “Nossa que fantástico esse frango não tem hormônios e os demais tem, vou comprar esse que não tem hormônios é melhor, né?” Vai dizer que não é essa impressão que é passada com esse rótulo?
Pois então, vamos ver o que a lei aqui no Brasil diz: Instrução Normativa Nº 17, de 18 de Junho de 2004 do Ministério da Agricultura Pecuária Abastecimento, artigo 1°: “Proibir a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß­agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar”.
Ou seja, é proibida a aplicação de qualquer tipo de substância hormonal na criação de animais, o frango cresce rapidamente devido ao melhoramento genético, que não tem nada a ver com hormônios e todas demais marcas não utilizam hormônios!!!!

A indústria utiliza da falta de informação para fazer marketing ao seu respeito e assim poder vender mais que as demais, então eu volto a enfasar não se esqueça de que devemos ler com muita atenção o rótulo daquele produto lindinho que vemos na prateleira do supermercado, para não comprar, como diz o ditado “gato por lebre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário