sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Integral qual a diferença?

  

   Sempre ouvimos falar que é melhor comer o "pão preto" (pão integral) ao invés do pão branco, que é melhor consumir o arroz integral, do que consumir o arroz branco. Entre outras comparações que o integral é dito como melhor, daí eu te pergunto você sabe o que é um alimento integral?
  Pois bem, vou explicar a diferença entre o alimento tradicional e a sua porção integral, lembrando sempre que cada alimento para ser considerado integral tem que ter algumas propriedades específicas, hoje vou falar a diferença entre o arroz branco e do arroz integral.
  O arroz branco ao chegar à indústria sofre o processo de descascamento, brunimento, polimento e brilhamento para ficar branquinho e liso como compramos no mercado.
  Já o arroz integral consiste em grãos intactos, sem apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento. A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.
   Além disso, o arroz integral possui uma série de benefícios, e a principal diferença entre o arroz branco que é o fato de ser mais ricos em fibras, assim aumentando a saciedade de quem consome.

  Espero que tenham entendido a diferença entre o arroz branco e o arroz integral, outro dia conto a diferença entre outros produtos integrais! 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Light, diet ou zero?

Quando ouvimos essas nomenclaturas logo nos vem a mente que é um alimento que não engorda e é saudável, mas nem sempre é assim, sabia? Hoje vou explicar melhor a diferença entre essas três nomenclaturas.
Um alimento que tem no seu rótulo a informação Diet quer dizer que ele não tem um nutriente especifico, que pode ser carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio, no rótulo deve conter a informação de qual nutriente que aquele produto não tem. Alimentos Diet são recomendados apenas para pessoas com algum tipo de restrição que obrigam a controlar a ingestão de algum nutriente.
Já os alimentos com a informação de Ligth é quando é baixo ou reduzido algum nutriente, essa redução pode ser de apenas 25%, ou seja, tem igual todos os nutrientes, mas tem um deles em baixa quantidade.
Falando em alimentos Zero indica que a restrição ou isenção de algum nutriente em comparação a versão tradicional, deve conter qual nutriente não tem, por exemplo, “zero açúcar”. Esses produtos são indicados também para pessoas com alguma restrição alimentar.
Vale lembrar que para poder retirar um nutriente do alimento e deixar ele quase igual o “tradicional” esse nutriente tem que ter sido substituído, não é mesmo? Por isso é bom sempre ver o que foi utilizado nessa substituição, vou exemplificar, às vezes é comprado um alimento Diet sem açúcar por alguém que está apenas querendo emagrecimento, mas para substituir o açúcar nesse produto é adicionado muito mais gorduras, então essa pessoa que comprou o produto pensando em emagrecimento acabou dando a maior “mancada” não é?
Então caro leitor não se esqueça de sempre ver o rótulo do alimento para ter certeza que é isso mesmo que quer! Ah e só para avisar esse exemplo que dei é muito comum no chocolate!!

Nutricionista Cassiana Della Pace

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Alimentação de verão



   

 Com a chegada do verão a preocupação com a alimentação e as “gordurinhas” aumenta ainda mais, pois além de ser uma época onde nosso corpo fica mais amostra é ao mesmo tempo onde nosso metabolismo economiza mais energia, dai você vai me dizer como assim Nutri Cassi, o meu organismo economiza energia no verão?
   Deixa eu te explicar melhor, no inverno com as baixas temperaturas temos que gerar calor para poder aquecer o nosso corpo, o que faz com que queimamos calorias mesmo parados, já no verão o nosso corpo não precisa, e isso faz com que diminua a nossa necessidade calórica.
  Por isso no verão devemos nós preocupar com uma alimentação mais leve, com alimentos refrescantes como frutas, verduras e legumes frescos, aproveitar especialmente os alimentos da época que são mais fáceis de encontrar e mais baratos.
   Então vamos aproveitar o verão para entrar em forma, desintoxicar o nosso corpo e ao mesmo tempo comer todas as delicias que o verão nos proporciona? Para isso é importante comer pelo menos cinco variedades de frutas e vegetais diariamente, aqui alguns da estação:
  Melancia, melão, abacaxi, figo, goiaba, pêssego, ameixa, banana, nactarina, maracujá, manga, pepino, moranga, abobora, abobrinha, couve, beterraba e tomate.


Nutricionista Cassiana Della Pace