domingo, 9 de setembro de 2018

Alergia alimentar


          
     Alergia alimentar é a denominação utilizada para qualquer reação anormal à ingestão de alimentos ou aditivos alimentares independente da sua causa, que envolvem mecanismos imunológicos resultando em grande variabilidade de manifestações clínicas.                                                                                        

           Devido ao desenvolvimento tecnológico e as mudanças nos hábitos alimentares, tem-se aumentado a exposição da população à uma grande variedade de aditivos e contaminantes, principalmente nos alimentos processados, e isso vem criando um microambiente no intestino que favorece o desenvolvimento de reações adversas as quais vêm se tornando um problema de saúde em todo o mundo e está associado a um impacto negativo significativo na qualidade de vida.   

            Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: leite, ovos, amendoim, castanhas, camarão, peixe e soja. A relação de doenças autoimunes, alterações gastrointestinais, dermatológicas, respiratórias, distúrbios neurológicos e endócrinos com alergia alimentar já tem sido mostrada em diversos estudos.
            As manifestações sistêmicas mais conhecidas são: dor abdominal, abdômen com a sensação de estufado, edema de lábios, urticária, náuseas, vômito, diarreia, edema de glote e de laringe, dispneia, síncope, dor torácica, arritmia, confusão mental, sonolência, convulsões perda de consciência, entre outros.
            O tratamento do paciente alérgico consiste na exclusão do alimento identificado por causar sintomas. Mas vale ressaltar que esse diagnóstico deve ser realizado pelo profissional de saúde habilitado que, no caso, é o médico. Igualmente é necessário o acompanhamento com um nutricionista para adequar a alimentação do indivíduo como forma de prevenção e tratamento do quadro sintomático, também para evitar possíveis deficiências nutricionais. 
            Se você sente inchaço abdominal sem motivo ou algum dos outros sintomas venha conversar comigo e vamos descobrir a causa e resolver!!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário