domingo, 26 de março de 2017

Operação carne fraca




          Nos últimos dias tivemos uma notícia que assustou todos os brasileiros, a operação carne fraca, trouxe à mídia a utilização de produtos químicos para “maquiar” carne vencida, para assim driblar a falta de proteína na carne, aspectos físicos e a o cheiro de estragado, além de até papelão ser inserido em alimentos mecanicamente processados.
            Primeiro gostaria de dizer que não estou aqui julgar ou não nenhuma das empresas citadas nessa operação, mas desde o primeiro instante que ouvi as noticias me veio o mesmo pensamento, que hoje divido com você.
       Você sabe o que está comendo?? Não precisa uma notícia como essa estar estampada nos holofotes para você parar para pensar no que estão consumindo, você sabe o que tem na salsicha, por exemplo? Vejamos o que diz na legislação:
  Salsicha - Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas até o limite máximo de 60%, miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (Estômago, Coração, Língua, Rins, Miolos, Fígado), tendões, pele e gorduras. (Instrução Normativa SDA - 4, de 31/03/2000: Aprovar os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Carne Mecanicamente Separada, de Mortadela, de Linguiça e de Salsicha).
     Sim você não leu errado, a legislação permite que na salsicha tenha 60% de ingredientes como o estômago, língua, rins, miolos, tendões e até a pele dos animais!!
        E sobre os produtos químicos utilizados para maquiar a carne vencida, gostaria de perguntar se você já leu o rótulo de algum produto que compra no mercado? Saiba que todas aquelas palavrinhas que você não sabe o significado certamente são produtos químicos!
          Desculpa se eu assustei você, mas esse é apenas um alerta para ficarmos atentos ao que estamos consumindo, e sempre ler o rótulo dos alimentos. Aguardem que semana que vem eu vou dar umas dicas do que devemos prestar atenção na embalagem do alimento antes de leva-lo para nossa casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário