quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Comida de verdade



Quando falamos em alimentação adequada o primeiro pensamento que vem a mente é aquelas comidas da moda, tapioca, whey protein, weps, aquele monte de sementes e farelos, barrinhas de cereais, maltodextrina, entre outras coisas que a mídia diz ser o correto, mas hoje eu vim aqui te explicar a diferença entre comida de verdade e esses produtos alimentícios que você diz ser “saudável”.
Vou começar explicando de uma forma bem simples, se eu disser para você fazer um bife com ovo, o que você faria? A resposta seria simples, grelhe um bife e um ovo na frigideira e junte os dois. Mas e se eu pedisse para você fazer um Sucrilhos, ou uma bolachinha recheada? Você não saberia me responder não é mesmo. Para a produção desses alimentos é preciso uma fabrica, processos indústrias, corantes, gomas, estabilizantes, aromatizantes, conservantes etc, em fim isso não é comida de verdade!
            Comida de verdade é tudo aquilo que você sabe como foi produzido e consegue produzir na sua casa! É o alimento que deve ser consumido fresco, se não estraga. Sem precisar da indústria alimentícia e nem de seus rótulos bonitos para enganar os olhos e dizer que esse produto é bom, é saudável.
            Desconfie de todos os alimentos processados, leia os rótulos, veja o número de ingredientes que você não conhece e nem sabe para o que serve, analise se é isso que quer ingerir!! De sempre preferencia aos alimentos in natura, sem conservantes, isso sim é comida de verdade!


Nutricionista Cassiana Della Pace

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Vamos falar sobre hidratação?


Bem com o verão ai e o calor diário uma das principais preocupações que me vem à mente é a hidratação, ainda mais com a mídia debatendo diariamente para a importância do consumo de água e o nosso corpo da mesma forma praticamente implorando por ela. Mas vamos saber o porquê disto né?
O organismo de um ser humano adulto é composto por quase 70% de água, já pensou nisso? Isso significa que a água é um elemento vital para nos humanos, ela não é nada menos que o principal elemento para funcionamento do nosso organismo.
A água no nosso organismo tem várias funções, dentre elas como lubrificante em diversos órgãos, na digestão e transporte de nutrientes para as células e a que iremos debater hoje, que é a de equilíbrio da temperatura corporal.
Em dias quentes a água executa a função de regulação da temperatura corporal, pois estamos permanentemente eliminando água, seja pela urina, salivação ou pelo processo de transpiração. Pense comigo, se precisamos de água para praticamente todas as funções no nosso organismo e ao mesmo tempo estamos permanentemente eliminando–a, está acontecendo algo de errado não é mesmo? Sim! Se apenas eliminarmos a água e não repormos vamos ter uma desidratação.
Para o nosso corpo não desidratar e não sentirmos aquele calor extremo, temos que repor toda essa água perdida, a quantidade recomendada para adultos é em torno de 2 litros de água diários. Lembramos que o nosso corpo só absorve como água a própria água, não chás, sucos, chimarrão e nem outras bebidas.
Está ai a dica :D 


Nutricionista Cassiana Sanches Della Pace