quarta-feira, 7 de março de 2018

Os antioxidantes que devem fazer parte da nossa alimentação





Os danos induzidos pelos radicais livres podem afetar muitas moléculas biológicas, incluindo os lipídeos, as proteínas, os carboidratos e as vitaminas presentes nos alimentos. Os antioxidantes são substâncias que em baixas concentrações podem atrasar ou inibir de maneira eficaz as lesões causadas pelos radicais livres nas células protegendo o organismo. Conheça alguns antioxidantes que devem ser obtidos da dieta:– Vitamina C: presente em muitas frutas cítricas, como a laranja e o limão. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C se dissolve em água, o que permite que ela elimine radicais livres em meios aquosos, como por exemplo dentro das células. A vitamina C também trabalha em conjunto com a vitamina E para combater os radicais livres. A função mais conhecida da vitamina C é fortalecer nosso sistema imunológico, mas ela também atua na produção de colágeno e na absorção de ferro.       
– Vitamina E: é lipossolúvel, ou seja, se dissolve em gordura. Essa característica a torna indispensável para proteger as membranas celulares dos radicais livres;     
– Betacaroteno: solúvel em água, é excelente na remoção de radicais livres e impem que causem danos às células;  
– Selênio: trata-se de um mineral que devemos consumir em quantidades muito pequenas, mas que sem o qual a vida não seria possível. Esse mineral atua na produção de muitas enzimas antioxidantes, que irão combater os radicais livres;  
– Fitoquímicos: As plantas ficam expostas ao sol, e por isso produzem uma grande quantidade de compostos para se protegerem contra os radicais livres produzidos pela radiação conhecidos como fitoquímicos ou antioxidantes naturais. Os principais são os flavonóides, os polifenóis e a isoflavona.   
         Evidências têm sido acumuladas indicando que uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças humanas. Avalie como está o seu estilo de vida. Procure um nutricionista.

Sua saúde agradece.